11.4.12

Preço sobre Vendas


Definição – Este índice mostra a relação entre a capitalização da empresa e o valor da receita líquida de vendas.

Fórmula – Preço sobre Vendas = Preço da ação / Venda por ação

A expressão também pode ser obtida a partir da seguinte relação:

Preço sobre Vendas = Capitalização / Receita Líquida de Venda

Onde

Capitalização = corresponde ao valor de mercado da empresa
Receita Líquida de Venda = receita das vendas reduzida de abatimentos de vendas, devolução e impostos sobre vendas. Este valor da receita é anual.

Unidade de Medida – em números absolutos.

Intervalo da medida – Este índice pode variar entre zero a infinito. Valores muito elevados podem indicar uma valorização excessiva das ações da empresa. Valores reduzidos representa uma situação onde a valorização das ações está abaixo do esperado.

Como calcular – Para da informação pode ser obtida na demonstração do resultado da empresa. Parte pode ser obtida a partir da cotação das ações da empresa na bolsa de valores. Isto foi tratado no índice de capitalização.
A figura abaixo mostra um trecho da demonstração do resultado da Companhia Brasileira de Distribuição (CBD)  referente aos dois últimos anos.

Durante o ano de 2011 a empresa teve uma receita de 17,7 bilhões de reais. A capitalização da empresa no final de 2011 é de 17,3 bilhões, conforme mostra a figura a seguir:

Com estas informações, o índice será dado por:

Preço sobre Vendas = 17,33 / 17,94 = 0,98

Ou seja, o valor de mercado corresponde a quase um ano de vendas da empresa. No ano anterior o índice era de:

Preço sobre Vendas = 19,98 / 16,965 = 1,18

Indicando uma desvalorização do valor de mercado da empresa no período.

Grau de utilidade – Moderado. O índice é usado somente para empresas com ações negociadas na bolsa de valores. Entretanto, este índice tem sido muito usado para fazer projeção de empresas inovadoras, que não geram lucro nos primeiros anos de vida útil e que são de capital fechado. Neste caso, usa uma média do setor para fazer a projeção.

Controvérsia de Medida – Alguma. Um dos aspectos críticos é seu uso para fazer estimativa de valor das empresas com baixo fluxo de caixa. Isto inclusive tem incentivado algumas empresas a “inflacionarem” suas receitas, sendo o caso mais famoso o da empresa dos EUA de venda de passagens Priceline.

Observações Adicionais
a)     Usamos no exemplo o valor de mercado do final do ano. Alternativas disponíveis incluem o valor de meados do ano ou o valor inicial. O importante é que o cálculo seja padronizado para outras empresas do mesmo setor.
b)     O índice é muito influenciado pelo comportamento do mercado acionário. Em períodos de alta na bolsa de valores o índice tende a aumentar. Nestes períodos é relevante a comparação com empresas do mesmo setor.

Esta é uma série de textos sobre os principais índices usados na análise das demonstrações contábeis.  Outros textos publicados foram: Dividend yield, Capital Circulante LíquidoCusto da DívidaInvestimento sobre DepreciaçãoComposição do EndividamentoCobertura de dívida,. Cobertura de investimentoPrazo de Pagamento a Fornecedores,  Taxa de QueimaPrazo de EstocagemValor Adicionado sobre ReceitaMargem LíquidaGiro do AtivoP/LRSPLEndividamento OnerosoEndividamentoFluxo de Caixa LivreEbitdaMargem OperacionalNIG sobre VendasValor do EmpreendimentoCapitalizaçãoMargem BrutaROI e Liquidez Corrente